Termina amanhã prazo para vacinar bovinos contra aftosa no Paraná

29/11/2011 - 8h22

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

Curitiba - Termina amanhã (30), no Paraná, o prazo para vacinar bovinos e bubalinos (búfalos) contra a febre aftosa e comprovar a vacinação. De acordo com a Secretaria da Agricultura e do Abastecimento (Seab) do estado, a expectativa é que seja vacinado todo o rebanho paranaense, estimado em 9,3 milhões de cabeças.

Foram apresentados, até agora, comprovantes referentes a pouco mais de 50% do rebanho, entretanto, a secretaria acredita que a vacinação já supera esse índice e que os produtores apenas não apresentaram o documento, que é obrigatório.

A primeira etapa da campanha, em maio, atingiu 97,02% do rebanho paranaense. Foram vacinados animais com menos de 24 meses, idade mais vulnerável à doença. Na segunda etapa, foram vacinados animais de todas as idades, inclusive os bezerros com poucos dias de vida.

Médicos-veterinários da secretaria visitarão as propriedades que não apresentaram a comprovação, e os responsáveis pelo gado poderão ser autuados e multados em R$ 96,09 por cabeça não vacinada.

Além disso, os proprietários serão impedidos de transportar os animais para qualquer finalidade. O órgão avisa que não serão emitidas guias de Trânsito Animal (GTAs) para proprietários que não apresentarem a comprovação de vacinação do rebanho.

Edição: Talita Cavalcante