Embratur lança programa para atrair turistas do Mercosul com deficiência

29/11/2011 - 17h10

Yara Aquino
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) divulgou hoje (29) um programa para atrair turistas do Mercosul com deficiências ao Brasil. Os destinos que inicialmente serão divulgados nos países vizinhos são o município de Socorro (SP), referência na prática do turismo de aventura adaptado e São Paulo (SP).

As ações do programa começam em 2012 e a intenção é também divulgar o turismo adaptado nos países da Europa. A estimativa da Embratur é que a Europa representa um público potencial de 89 milhões de pessoas para o programa Turismo sem Limites.

O município de Socorro foi um dos destinos escolhidos por ter equipamentos para que paraplégicos e tetraplégicos façam cavalgada, passeio de charrete, quadriciclo, rafting, rapel e tirolesa. No total, são 15 modalidades adaptadas. O destaque da capital paulista é o roteiro cultural com acessibilidade. Expandir as opções de destinos turísticos no Brasil é também uma meta da Embratur.

O Turismo sem Limites está alinhado ao Plano Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, o Viver sem Limites, lançado este mês pelo governo federal. A portaria que cria o programa Turismo sem Limites foi assinada hoje (29), pelo presidente da Embratur, Flávio Dino.
 

Edição: Rivadavia Severo