Para pressionar Síria, Liga Árabe aprova pacote de sanções ao país

27/11/2011 - 13h57

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Liga Árabe aprovou hoje (27) uma série de sanções econômicas, comerciais e até aéreas à Síria. As restrições incluem o congelamento de transações comerciais, das contas bancárias de integrantes do governo em países árabes, a suspensão de voos entre as nações que integram o bloco e a proibição de viagens de integrantes do Executivo para os países da região.

As medidas foram aprovadas durante reuniões dos ministros da Fazenda e das Relações Exteriores das 22 nações que compõem a Liga Árabe – a 23ª, que é a Síria, está suspensa do órgão temporariamente. O Líbano votou contra o pacote de sanções e o Iraque informou que terá dificuldades de impedir a entrada de sírios no país.

O pacote de sanções é uma decisão que pretende pressionar o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, de encerrar o impasse político no país e abrir espaço para negociações. A iniciativa ocorre no momento em que Assad é acusado de ações repressivas contra manifestantes que cobram mais liberdade e democracia na Síria.

As medidas foram anunciadas pelo primeiro-ministro do Catar, Hamad Bin Jassem Al Thani. As manifestações contra Assad ocorrem há oito meses. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 3,7 mil pessoas morreram de março até novembro. Há relatos de torturas, desaparecimentos e assassinatos de pessoas.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Fernando Fraga