Onda de violência na Síria faz mais 24 vítimas, dizem ONGs

27/11/2011 - 11h20

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A onda de violência na Síria se intensifica e só ontem (26) pelo menos 24 pessoas morreram - das quais 16 civis e oito militares, segundo informações de organizações não governamentais (ONGs). De acordo com elas, oito militares morreram e mais 40 ficaram feridos em um  ataque na região de Idleb, local considerado bastião da resistência ao governo sírio.

Liderado pelo coronel Riad Al Assad, que desertou na semana passada e está refugiado na Turquia, o chamado Exército Sírio Livre assumiu o ataque a Idleb. Segundo o exército formado por desertores, a ação foi comandada pelo grupo denominado Brigada dos Falcões de Damasco.

Nos últimos três dias, 47 integrantes das Forças Armadas do governo do presidente sírio, Bashar Al Assad, morreram, segundo os desertores. Organizações não governamentais indicaram ainda que pelo menos 16 civis foram mortos ontem por forças de segurança em diversas zonas da Síria, incluindo duas crianças com nove e dez anos.

A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 3,7 mil pessoas morreram nos confrontos entre forças policiais e manifestantes na Síria. Os protestos começaram em março e se intensificaram nos últimos meses, depois que o governo Assad passou a reagir com repressão e violência.

 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //    Edição: Lílian Beraldo