Liga Árabe deve impor sanções econômicas, comerciais e de voos à Síria

27/11/2011 - 11h14

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Liga Árabe, que reúne 23 nações, decidiu que serão adotadas sanções à Síria. A ideia é definir medidas de restrições econômicas e comerciais ao país. Também são avaliadas as hipóteses de suspensão de voos para a Síria e o congelamento de bens relativos ao Banco Central do país. Porém, os detalhes não foram fornecidos pelos ministros da Fazenda árabes, que se reuniram no sábado (26), no Egito.

A medida é uma forma de pressionar o governo do presidente da Síria, Bashar Assad, que não respondeu aos árabes sobre o envio de 500 observadores estrangeiros ao país. Os representantes da Liga Árabe estenderão para hoje (27) a reunião.

Um dos cuidados da Liga Árabe é para evitar que as sanções venham a prejudicar a entrega de ajuda humanitária no território sírio. As autoridades árabes dizem que as sanções devem levar ao agravamento das condições na Síria, elevando o preço da gasolina e dos produtos alimentícios, além de acentuar o desemprego e a pobreza.

Para serem adotadas, as sanções terão de ser aprovadas por dois terços dos 22 países-membros da Liga Árabe – a Síria está suspensa, por isso o número de 22.

Desde março, os manifestantes pedem o fim do governo Assad. Reclamam da falta de liberdade de expressão, imprensa e opinião no país. Também há queixas de violações de direitos humanos. A Organização das Nações Unidas (ONU) estima que mais de 3,7 mil pessoas morreram em decorrência dos embates entre policiais e manifestantes em cidade sírias.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: Fernando Fraga