Em São Paulo, 687 postos de saúde fazem mutirão de testes de HIV

26/11/2011 - 14h51

Vinicius Konchinski
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – A campanha Fique Sabendo mobiliza 687 postos de saúde do estado de São Paulo, neste fim de semana, para a realização de testes de HIV. Os postos estarão abertos hoje (26) ou amanhã para testes do vírus da aids e encaminharão os pacientes diagnosticados como soropositivos a um tratamento.

A campanha começou na última quinta-feira (24) e vai até o dia 1º de dezembro, Dia Mundial de Combate à Aids. Ela é uma iniciativa da Secretaria de Saúde de São Paulo e tem como objetivo realizar, gratuitamente, 100 mil testes de HIV.

Dos 100 mil kits para exames disponibilizados para a campanha, 25 mil são para testes rápidos. Esses exames ficam prontos em cerca de 30 minutos. Assim, quem tiver o vírus detectado pode ser encaminhado imediatamente para acompanhamento médico.

Dos 645 municípios paulistas, 507 aderiram ao mutirão, segundo a secretaria. Todos mobilizaram sua rede de saúde para a campanha e estão orientando seus funcionários sobre a ação.

A secretaria informou que 40 mil profissionais de saúde estão envolvidos na iniciativa. O atendimento a quem fizer os exames será sempre individual e o sigilo sobre os resultados é garantido.

A Secretaria de Saúde de São Paulo, em parceria com o Hospital Emílio Ribas, também vai distribuir 60 mil camisinhas em 13 casas noturnas da capital paulista durante este fim de semana e também no próximo. Ainda serão afixados cartazes em banheiros desses locais com o objetivo de conscientizar os jovens quanto ao uso dos preservativos nas relações sexuais.

Nos intervalos dos jogos das últimas duas rodadas do Campeonato Brasileiro de futebol serão exibidas, nos estádios de São Paulo, faixas com alertas para a prevenção a aids.

 

Edição: Lílian Beraldo