Confiança do consumidor sobe 3,3% em novembro, indica FGV

25/11/2011 - 8h52

Flávia Villela
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – A confiança do consumidor subiu 3,3% de outubro para novembro de 2011, de acordo com a Fundação Getulio Vargas. O Índice de Confiança do Consumidor (ICC) divulgado hoje (25) subiu de 115,2 para 119 pontos.

O quesito que mede o otimismo com relação à evolução da situação econômica nos seis meses seguintes foi o que mais contribuiu para o bom resultado do índice, composto por cinco quesitos contidos na Sondagem de Expectativas do Consumidor. A parcela de consumidores que preveem melhora aumentou de 24,3% para 26,3%; a dos que esperam piora caiu de 25,6% para 18,5%. Ainda assim, o nível do indicador está abaixo da média histórica.

Após três meses em queda, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 5,2% (de 132,4 para 139,3 pontos). Já o Índice de Expectativas aumentou em 2% (de 106,2 para 108,3 pontos), nível ligeiramente superior à média histórica de 107,7 pontos.

Houve melhora também na avaliação dos consumidores sobre a situação econômica presente: a proporção de consumidores que a avaliam como boa subiu de 22,6% para 25,1%; a dos a julgam ruim caiu de 24,5% para 18,9%.

 

 

Edição: Lílian Beraldo