Simpatizantes de Khadafi e do atual governo líbio se enfrentam

24/11/2011 - 7h59

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Os conflitos na Líbia permanecem, segundo organizações não governamentais. Pelo menos sete pessoas foram mortas hoje (24) em confrontos na cidade de Bani Walid, a 170 quilômetros de Trípoli, a capital do país. Mahmoud Werfelli, que pertence ao Conselho Nacional de Transição (CNT), informou que os embates ocorrem entre simpatizantes do ex-presidente Muammar Khadafi e do atual governo.

O presidente do conselho, Mustapha Abdeljalil, confirmou os confrontos que, segundo ele, começaram depois da morte de um motoqueiro em uma perseguição. Para Abdeljalil,, há uma tentativa dos simpatizantes de Khadafi de transformar o motoqueiro em mártir.

Bani Walid é o reduto dos Werfallah, que constituem a principal tribo da Líbia, reunindo 1 milhão de pessoas, do total de 6,3 milhões de habitantes. Os integrantes da tribo estão divididos em dezenas de clãs que se encontram em todo o país.

Na Líbia, o Conselho Nacional de Transição promete organizar as instituições e seguir as orientações da comunidade internacional. As atenções na região estão voltadas para o julgamento de Saif Al Islam, filho de Khadafi. A data do julgamento ainda não foi definida.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto