Relator da Lei da Copa quer incluir pensão para campeões mundiais de 58, 62 e 70

24/11/2011 - 14h07

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O relator da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014, Vicente Cândido (PT-SP), disse hoje (24) que pretende incorporar ao texto a concessão de pensão vitalícia aos jogadores campeões em 1958, 1962 e 1970. A proposta já faz parte de um projeto de lei de autoria do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ainda em tramitação na Casa.

Para Vicente Cândido, “esta seria a melhor homenagem que se poderia fazer aos heróis dessas três copas”. Para que a ideia tenha mais impacto, o relator e o presidente da Comissão, deputado Renan Filho (PMDB-AL), vão tentar agendar uma audiência pública com o ex-jogador, e ex-ministro do Esporte Pelé – atualmente embaixador honorário da Copa de 2014 – antes da apresentação do parecer para votação, que está marcada para 6 de dezembro.

Estamos tentando trazer o Pelé como símbolo disso tudo, embora ele não queira e não precise do benefício”, destacou Renan. Vicente Cândido disse que já tem concordância do governo, do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), e das lideranças partidárias para incluir a pensão aos tricampeões mundiais no texto final.

A princípio, a única data disponível para Pelé na Comissão Especial seria o próximo dia 29, quando haverá audiência pública com o ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, e representantes de Brasília envolvidos com a realização da Copa na cidade.

Edição: Talita Cavalcante