Secretaria de Turismo do Rio notifica operadora do navio que atracou com passageira morta

23/11/2011 - 17h41

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A Secretaria de Turismo do estado do Rio notificou hoje (23) a empresa Pier 1 Cruise Experts Turismo Ltda, responsável pela venda dos pacotes aos passageiros do navio holandês Veendam, para que preste informações sobre as condições do cruzeiro. O transatlântico atracou ontem (22) no Porto do Rio com uma passageira morta e 86 pessoas com diarreia.

O diretor de Operações da Companhia de Turismo do estado (TurisRio), Marcos Paes, informou que a empresa tem até sexta-feira (25) para prestar os esclarecimentos sobre as irregularidades apontadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pela Polícia Federal.

Uma vistoria de técnicos da Anvisa no navio constatou que os passageiros foram vítimas de um surto de gastroenterite e, agora, o órgão investiga se a origem foi a contaminação de alimentos servidos durante a viagem. Já a Polícia Federal investiga as causas da morte de uma passageira idosa e se houve negligência da tripulação para informar as autoridades. Caso sejam confirmadas as irregularidades, a multa pode chegar a R$ 854,1 mil.

De acordo com Marcos Paes, as penalidades previstas na Lei Geral do Turismo, além da multa são advertência, interdição do empreendimento e cancelamento do cadastro. “Ela [a empresa] será punida pela Anvisa, caso sejam confirmadas as irregularidades cometidas, além de uma punição severa por parte da Polícia Federal”.
O diretor informou ainda que a filial da Pier 1 Cruise Experts Turismo no Rio não tem cadastro no Ministério do Turismo, configurando infração. A empresa foi procurada pela reportagem da Agência Brasil, mas ninguém foi encontrado para prestar esclarecimentos.

A Anvisa e a Secretaria Estadual de Turismo informaram a cauda da morte de uma passageira americana a bordo foi um infarto. O diretor da Anvisa Agenor Álvares disse que os médicos da tripulação esclareceram que a passageira já apresentava quadros de diabetes, hipertensão e cardiopatia. O corpo da mulher está no Instituto Médico-Legal. O transatlântico Veendam, que tem capacidade para 1.258 passageiros e 560 tripulantes, zarpou no início da noite de ontem (22).

Edição: Vinicius Doria