Câmara rejeita todas as emendas da oposição e conclui votação da DRU

22/11/2011 - 22h42

Iolando Lourenço
Repórter da agência Brasil

Brasília - A Câmara dos Deputados concluiu há pouco a votação, em segundo turno, da proposta de emenda à Constituição (PEC) que prorroga os efeitos da Desvinculação de Receitas da União (DRU) até 31 de dezembro de 2015. O texto aprovado pelos deputados será enviado ainda hoje (22) para o Senado Federal, onde começa a tramitar, amanhã (23), com a leitura no plenário da Casa. A DRU é um instrumento que permite ao governo federal usar livremente 20% das receitas da União.

Todos os destaques apresentados pelos partidos de oposição, que visavam a alterar o texto aprovado no inicio da noite, foram rejeitados pelos deputados nas votações desta noite. Assim, o texto que será analisado e votado pelos senadores é o mesmo enviado pelo governo ao Congresso Nacional. O Senado terá de discutir e votar a DRU, em dois turnos, até o final do ano legislativo, que termina em 22 de dezembro.

Se os senadores aprovarem o texto sem qualquer modificação, ele deverá ser promulgado antes do de a atual DRU perder seu efeito no dia 31 de dezembro. No Senado, os partidos de oposição já avisaram que vão dificultar a votação da proposta e, para isso, querem condicionar a quebra de interstício para a votação dos dois turnos à votação do projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29 que prevê mais repasses de recursos para a saúde.

Ao concluir a votação, o relator da PEC, deputado Odair Cunha (PT-MG), disse que a Câmara estava dando ao país uma demonstração de maturidade. “O Parlamento brasileiro deu um sinal de responsabilidade e maturidade ao aprovar um instrumento tão importante para a gestão fiscal e orçamentária, em um momento de crise internacional”.

 

Edição: Aécio Amado