Síria sinaliza que permitirá presença de observadores como recomendou a Liga Árabe

18/11/2011 - 12h35

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – O governo da Síria deve aceitar que a Liga Árabe envie uma missão de observadores ao país. O objetivo é que os observadores analisem a implementação das propostas de paz para acabar com a violência. Informações não confirmadas oficialmente indicam que o presidente sírio, Bashar Al Assad, já comunicou a decisão à Liga Árabe.

Porém, o governo resiste à classificação da ação como missão de observadores. A Liga Árabe ameaçou impor sanções econômicas à Síria, se Assad não concordasse com a visita da missão. O prazo dado anteontem (16) à Síria foi três dias.

Organizações não governamentais informaram que as forças de segurança do governo mataram pelo menos quatro pessoas em protestos ocorridos no país. Os manifestantes pediam que os governos de outros países expulsassem os embaixadores da Síria.

Assad é alvo de críticas da comunidade internacional devido às ações de repressão contra manifestantes que protestam no país desde março. Há oito meses, os manifestantes reivindicam mais liberdade de expressão e política, além do fim da violação dos direitos humanos e de investigações de denúncias de corrupção.

*Com informações da BBC Brasil // Edição: Juliana Andrade