Ex-chefe da Inteligência do México assume ministério que cuida do combate aos cartéis

18/11/2011 - 8h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Em meio ao acirramento da disputa de forças entre dez cartéis de tráfico de drogas, armas e pessoas no México, o presidente Felipe Calderón nomeou como novo ministro do Interior, Alejandro Poiré Romero. Poiré comandou nos últimos anos o Serviço de Inteligência do México. Ele disse que não haverá “trégua nem anistia” ao crime organizado no país. "Quando assistimos às atrocidades cometidas por esses criminosos e o que eles são capazes de fazer, não há espaço para tal uma trégua nem anistia", destacou Alejandro Poiré.

O novo ministro acrescentou que o governo vai atuar para garantir a justiça e fazer com que os responsáveis pelos atos criminosos sejam punidos. Segundo ele, isso é “absolutamente necessário”.

Alejandro Poiré acrescentou também que os cidadãos têm a obrigação e a responsabilidade de buscar a participação direta nas discussões sobre o combate à violência no país. "No espaço de entendimento, estou convencido de que vamos encontrar o caminho para o México ser mais produtivo na política, segurança e no desempenho econômico. É uma tarefa para todos ", destacou.

No México, segundo as autoridades, os principais cartéis em atuação são Los Zetas, Sinaloa, El Golfo e La Família. Porém, existem mais seis considerados de médio porte. Muitos embates ocorrem entre os integrantes desses grupos, em disputa por espaços no país. Eles atuam principalmente nas regiões de fronteira com os Estados Unidos.

*Com informações da agência pública de notícias do México, Notimex.

Edição: Talita Cavalcante