Monti acumulará os cargos de primeiro-ministro e ministro da Economia da Itália

16/11/2011 - 12h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O novo primeiro-ministro da Itália, Mario Monti, de 68 anos, acumulará também o cargo de ministro da Economia do país. Ele será empossado ainda hoje (16) e terá como missão o desafio de equilibrar a economia interna.

Monti escolheu Corrado Passera, de 56 anos, dirigente do Intesa Sanpaolo - o segundo maior banco da Itália - para ocupar o cargo de ministro do Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Transportes. Segundo ele, ao unificar a pasta o objetivo é  “colocar em destaque as iniciativas coordenadas para o crescimento econômico”.

Monti está sob pressão para formar um governo de tecnocratas que possam diminuir a dívida pública de 1,9 trilhão de euros (cerca de R$ 4,5 trilhões) e restaurar o crescimento econômico.

Nos últimos dias, desde que foi indicado, Mario Monti se reúne com políticos em busca de acordos. Ele conta com o apoio de diversos partidos, mas ainda precisa da aprovação do Senado e da Câmara dos Deputados para executar o pacote de austeridade. O Partido Liga do Norte, de direita, informou que não dará apoio ao governo Monti.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa/Edição: Graça Adjuto