Fragata brasileira chega ao Líbano para liderar frota da ONU

14/11/2011 - 16h55

Da BBC Brasil

Brasília - A fragata União é equipada com helicóptero e leva 243 militares brasileiros. A embarcação brasileira será o principal navio de uma frota internacional da Força Interina das Nações Unidas no Líbano (Unifil, na sigla em inglês), que conta, ainda, com três navios alemães, dois de Bangladesh, um grego, um turco e um da Indonésia. O navio brasileiro leva um destacamento de mergulhadores de combate e outro de fuzileiros navais, responsável pela segurança do navio.

A missão brasileira, de oito meses, começou oficialmente em fevereiro, quando o contra-almirante brasileiro Luiz Henrique Caroli assumiu o comando da Força Tarefa Marítima (MTF, na sigla em inglês), a unidade marítima da Unifil. É a primeira vez que militares brasileiros participam da frota marítima de uma força de paz.

A Unifil atualmente monitora a fronteira entre Líbano e Israel e ajuda o governo libanês a evitar a entrada de armas ilegais no resto de suas fronteiras. A MTF patrulha águas da costa libanesa para evitar a violação do embargo de armas imposto ao Líbano, além de treinar a Marinha do país.

A MTF foi criada por uma resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) em 2006. Já a Unifil, criada em 1978 para supervisionar a retirada das tropas de Israel do território do Líbano após a crise entre os dois países, conta atualmente com mais de 12 mil militares de 37 países.