Favela da Rocinha receberá R$ 100 milhões em investimentos em obras públicas

14/11/2011 - 18h21

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro – Depois da ocupação da Favela da Rocinha, na zona sul do município do Rio, pelos forças de segurança pública, o governo do estado do Rio de Janeiro anunciou hoje (14) que R$ 100 milhões serão investidos em obras de melhorias na comunidade dentro de três meses.

De acordo com o secretário estadual de Assistência Social, Rodrigo Neves, os investimentos serão feitos em urbanização, plano inclinado com elevador, parque ecológico, creche e biblioteca.

Segundo Neves, o estado estava planejando a ocupação da Rocinha há quatro meses. As melhorias na favela começarão o trabalho de cem homens da Companhia Estadual de Águas e Esgoto (Cedae). Em nota, o secretário informa que será regularizado o abastecimento de água, além de consertados os vazamentos em sete elevatórias do sistema de abastecimento da região.

Neves destacou ainda que o plano inclinado será construído entre a saída do Túnel Zuzu Angel e a Rua 1, onde 3 mil pessoas serão transportadas por dia.

O estado também anunciou uma parceria com a iniciativa privada para garantir aos moradores da Rocinha instalação de TV por assinatura a preços populares.

A comunidade ganhará ainda um parque ecológico, que será construído na área conhecida como Portão Vermelho. No local, moram atualmente 250 famílias que deverão ser reassentadas e levadas para unidades habitacionais do governo. Já a região conhecida como Largo do Boiadeiro será urbanizada e receberá obras de prevenção a enchentes.

Edição: João Carlos Rodrigues