ONG recolhe cerca de 20 bicicletas em uma semana de campanha no DF

13/11/2011 - 13h00

Lourenço Canuto
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A Organização Não Governamental (ONG) Rodas da Paz promove na capital federal uma campanha para estimular a população a doar bicicletas que não estejam mais sendo usadas. No total, 23 bicicletas já haviam sido recebidas pelos organizadores, até a manhã de hoje (13), na décima edição do projeto Doe Bicicletas. Elas serão destinadas a instituições que apoiam crianças carentes, escolas rurais, grupos de catadores de papel, creches e também para atender ao pedido das crianças que participarem da campanha Papai Noel dos Correios.

A mobilização da ONG Rodas da Paz, que reúne de 600 a 700 ciclistas de Brasília, começou no domingo passado (6) e tem dois postos de coleta no eixão (principal via que corta brasília), um na altura da 208 Norte e outro na 208 Sul. Todos os domingos, o chamado Eixão do Lazer fica fechado para o trânsito para que os ciclistas percorram os 15 quilômetros das asas Sul e Norte de Brasília.

As coletas também podem ser feitas em casa, pelo número 61-3481 3060. De acordo com o coordenador da ONG Rodas da Paz, Uirá Felipe Lourenço, já foram recebidas mais de 300 ligações telefônicas para o recolhimento residencial.

A recuperação das bicicletas que estão quebradas é feita com apoio de lojas do DF e também de outro grupo ciclístico, o Coroas do Cerrado. Para o secretário executivo da Rodas da Paz, Vinicius Vianna, o objetivo primordial da ONG é harmonizar o movimento ciclístico no Distrito Federal.

Edição: Talita Cavalcante