Explosão em base militar do Irã mata 17 soldados

13/11/2011 - 11h31

Da BBC Brasil

Brasília - Dezessete soldados foram mortos em uma explosão nesse sábado (12) em uma base militar perto de Teerã, capital do Irã, segundo o governo do país. A explosão ocorreu quando armamentos eram transportados dentro de um depósito da Guarda Revolucionária, segundo informou um porta-voz da unidade de elite à TV estatal do país.

Janelas de edifícios próximos se romperam e a explosão pôde ser ouvida no centro de Teerã, a 40 quilômetros do local. Duas horas após a explosão, um incêndio ainda consumia o depósito e a região estava paralisada com congestionamentos. As autoridades iranianas chegaram a divulgar que 27 pessoas teriam morrido na explosão, mas depois revisaram o número para baixo. Ao menos 12 pessoas feridas foram levadas para um hospital próximo, algumas delas em estado grave.

A Guarda Revolucionária, tropa de elite iraniana, foi estabelecida pouco após a Revolução Iraniana de 1979 para defender o regime islâmico do país. Desde então, se tornou uma importante força militar, política e econômica no Irã. A explosão desse sábado ocorre em um momento de tensões elevadas sobre as ambições nucleares do Irã.

A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea), da ONU, divulgou, na terça-feira, um relatório que elevou os temores de que o programa nuclear iraniano tem objetivo militar, para desenvolver armamentos atômicos. Também tem havido especulações na mídia israelense de que o primeiro-ministro de Israel, Binyamin Netanyahu, estaria considerando ordenar bombardeios a instalações nucleares iranianas, na esperança de interromper ou acabar com o programa do país. O governo iraniano afirma que seu programa nuclear tem fins pacíficos, para a geração de energia.