Agência Internacional de Energia Atômica só analisará relatório sobre Irã no dia 17

11/11/2011 - 8h30

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil
 

Brasília – A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) informou hoje (11) que dentro de uma semana seu comando se reunirá exclusivamente para analisar o relatório referente ao programa nuclear do Irã. Há três dias, vazou parte do relatório da agência com indicações de que haja produção de armas nucleares no Irã. A informação foi desmentida pelas autoridades iranianas.

Porém, a comunidade internacional passou a discutir a possibilidade de adoção de mais sanções ao Irã, enquanto os Estados Unidos examinam a hipótese de uma ação militar na região. O clima de tensão fez autoridades iranianas informarem que se houver um ataque ao país a resposta será na mesma intensidade.

O relatório, em detalhes, será examinado pelos 35 integrantes do comando da Aiea, em Viena, na Áustria, dia 17. A agência informou ainda que antes dessa data o documento não será divulgado ao público. Os peritos concluíram a análise em 2 de setembro deste ano.

O governo do Brasil recebeu com cautela as informações sobre os fins militares do programa nuclear iraniano. O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores (o Itamaraty), embaixador Tovar Nunes, disse que uma manifestação oficial só ocorrerá depois que o documento for analisado de forma detalhada.

Edição: Juliana Andrade