Na Líbia, governo interino promete julgamento justo a ex-ministro de Khadafi

10/11/2011 - 11h27

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília –  O presidente do Conselho Nacional de Transição (CNT), Mustafa Abdeljalil, informou hoje (10) que garantirá um “julgamento justo” a Al Baghdadi Al Mahmudi, ex-primeiro-ministro de Muammar Khadafi – morto há três semanas. Na terça-feira (8) a Justiça da Tunísia autorizou a extradição de Al Mahmudi para a Líbia. Mas o decreto-lei ainda tem de ser assinado pelo presidente tunisino, Fued Mebazaa.

“Em primeiro lugar, vamos garantir a ele que permaneça em um local seguro, depois, vamos assegurar um julgamento justo apesar dos atos que cometeu contra o povo líbio”, disse Al Mahmudi.

Al Mahmudi, de 70 anos, desempenhou as funções de primeiro-ministro até aos últimos dias do regime de Khadafi. Em 21 de setembro, ele foi preso na Tunísia próximo à fronteira com a Argélia. A Líbia aguarda a extradição do ex-primeiro-ministro que está detido na prisão de Mornaguia – perto da capital Túnes.

Para a organização internacional de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional, se o ex-primeiro-ministro regressar à Líbia corre riscos de sofrer “violações dos direitos humanos”. O advogado do ex-primeiro-ministro, Mabruk Kurchid, disse que seu cliente está com medo de voltar à Líbia.
 


*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa   //   Edição: Lílian Beraldo