DF participa do Dia Nacional de Combate à Sonegação com fiscalização sobre emissão de notas fiscais pelo comércio

09/11/2011 - 15h00

Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Operação de fiscalização no Distrito Federal (DF) visita hoje (9) 47 estabelecimentos com suspeitas de irregularidades quanto à arrecadação de impostos. A ação faz parte do Dia Nacional de Combate à Sonegação, do qual participam 22 estados, além do DF.

Segundo o secretário da Fazenda do Distrito  Federal, Marcelo Piancastelli, esse dia deve ser considerado emblemático pela união dos órgãos em favor da fiscalização. “Esse é um esforço conjunto de vários órgãos arrecadadores, em áreas como o aeroporto e diversas áreas da cidade. É um esforço concentrado de visitas, de checagem dos procedimentos de pagamento de tributos, de emissão de notas”, disse.

Além dos órgãos de fiscalização, também participa como coordenador da ação o Ministério Público do DF. Segundo o promotor de Justiça da Ordem Tributária Rubin Lemos, essa é a terceira vez que o DF faz parte da operação. “Essa operação tem o objetivo de mostrar à população o quanto é nefasto o fato da sonegação fiscal. Neste ano, foram identificados, pela secretaria [da Receita Federal], R$ 850 milhões em sonegação fiscal”, revelou.

O diretor de Fiscalização de Tributos, Expedito Henrique de Souza, informou que, no ano passado, a secretaria deixou de arrecadar em impostos R$ 1,2 bilhão e, neste ano, a sonegação fiscal deve chegar aos mesmos valores de 2010. Ele disse ainda que 6,4 mil empresas tiveram seu cadastro cancelado neste ano por conta de inconsistências cadastrais, a maioria mercados e empresas de material de construção. No total, o DF têm 80 mil empresas inscritas na secretaria estadual e mais 30 mil microempresários individuais.

Edição: Lana Cristina