Ministra destaca expectativa diante da Rio+20 em evento para mulheres que discutem sustentabilidade

08/11/2011 - 15h14

Da Agência Brasil

Brasília – A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, destacou hoje (8) a expectativa com relação à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que ocorre no ano que vem, no Brasil, e lembrou a importância do evento diante do fato do Brasil ter sediado, há 20 anos, a Conferência do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, a Rio 92. A ministra participou do encontro Mulheres Rumo à Rio + 20: A Sustentabilidade no Feminino.

O objetivo do encontro é ampliar e consolidar a Rede de Mulheres Brasileiras pela Sustentabilidade e criar três grupos de trabalho que indicarão o programa e as ações prioritárias de uma iniciativa a ser lançada em junho de 2012.

“A expectativa é muito grande, pois, na conferência que ocorreu há 20 anos, a discussão era como acabar com a miséria. Tínhamos um grande problema com os altos números de natalidade, o que ocasionava pobreza. Hoje, somos um país que vem crescendo muito e, na Rio+20, o principal foco serão as políticas públicas”, observou.

Segundo Izabella, o que se espera, tanto em nível nacional como internacional, é que a Rio+20 gere a mobilização dos “recursos políticos necessários para encontrar uma saída duradoura para a crise internacional, levando em conta a complexidade de seus aspectos econômicos, sociais e ambientais”.

Do encontro de hoje, que ocorre em Brasília, participam cerca de 200 mulheres com poder de influência em empresas privadas e públicas, organizações não governamentais e órgãos de governo. Entre os temas em debate, estão o papel das mulheres nos conselhos de administração de empresas públicas ou privadas na questão da sustentabilidade e o incentivo ao empreendedorismo verde (negócios sustentáveis e a promoção de novos padrões de consumo e de valores pró-sustentabilidade que levem ao consumo responsável).

Edição: Lana Cristina