Geração de energia no país aumentou 4,4% em outubro

08/11/2011 - 16h57

Alana Gandra
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro - A energia gerada no Sistema Interligado Nacional (SIN) em outubro passado aumentou 4,4% em relação ao mesmo mês do ano passado, de acordo com o Boletim de Carga Mensal, divulgado hoje (8) pelo Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). Em relação a setembro deste ano, a geração cresceu 0,6%, acumulando alta no ano de 3,5%.

Segundo os técnicos da Diretoria de Planejamento e Programação da Operação do ONS, o resultado reflete o ritmo moderado de crescimento da atividade industrial, em função do cenário internacional e das medidas adotadas pelo governo no mercado interno. Essa tendência foi observada também em setembro, quando a carga de energia cresceu 3,4% em relação a igual mês de 2010, afastando-se do aumento de 5,9%, registrado em agosto.

A maior expansão da carga em outubro foi observada no subsistema Sul (7,4%), devido ao elevado nível de desenvolvimento econômico registrado na região, em particular na área agroindustrial. Contribuiu também para o aumento da geração de energia a ocorrência de temperaturas superiores às de outubro do ano passado.

Nos subsistemas Norte e Sudeste/Centro-Oeste, a carga foi ampliada em 4,7% e 4,5%, respectivamente. De acordo com o ONS, o aumento da energia gerada no Norte do país tem relação com a produção dos grandes consumidores eletrointensivos, dos quais a maior parte pertence ao setor metalúrgico. No Sudeste/Centro-Oeste, o aumento da carga em outubro se deve ao desempenho da indústria, cujo consumo de energia alcança 43% do consumo total das duas regiões.

O único subsistema a apresentar variação negativa da carga em outubro (-1,2%), em relação a setembro de 2011, foi o Norte, em razão de fatores sazonais, informou o Operador Nacional do Sistema.

Edição: João Carlos Rodrigues