Estudantes presos durante reintegração de posse da reitoria da USP são liberados após pagamento de fiança

08/11/2011 - 23h59

Daniel Mello
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – Os 72 detidos durante a reitegração de posse da reitoria da Universidade de São Paulo (USP) começaram a assinar os alvarás de soltura por volta das 22h30 de hoje (8). Depois de  firmarem o documento, os 68 alunos e quatro funcionários da universidade que ocuparam a reitoria por uma semana passaram a ser encaminhados para exame no Instituto Médico-Legal, para serem liberados em seguida.

A liberação ocorre após a Central Sindical e Popular (CSP-Conlutas) arrecadar e pagar os R$ 39,2 mil relativos a fiança dos envolvidos. Os detidos responderão pelos crimes de dano ao patrimônio público e desobediênica de ordem judicial.

Todos permaneceram em silêncio durante os depoimentos tomados ao longo do dia. Segundo o delegado Dejair Rodrigues, que acompanha as investigações, os estudantes foram orientados pelos advogados a falar apenas em juízo.

Os estudantes negam ter danificado o prédio da reitoria e ter fabricado bombas caseiras que a polícia apresentou após a ação de reintegração. “Foi plantado, assim como o mobiliário quebrado”, disse em entrevista o estudante de letras, Rafael Alves.

No início da manhã, a Polícia Militar (PM) desocupou a reitoria da USP à força em cumprimento a uma ordem judicial que estabelecia prazo até as 23h de ontem para que os ocupantes deixassem o prédio. 

 

Edição: Aécio Amado