Dólar sobe na Argentina com a nova política de controle do câmbio

07/11/2011 - 18h43

Monica Yanakiew

Correspondente da EBC na Argentina

 

Buenos Aires – O dólar na Argentina subiu 2 centavos, desde a adoção da nova política de controle de câmbio, há uma semana. No ultimo dia 31 de outubro, o governo determinou que quem quiser comprar dólares precisa pedir permissão à Afip (a Receita Federal argentina). O Fisco só autoriza uma operação de câmbio depois de constatar que o comprador de dólares tem suficientes pesos declarados para fazer a troca.

Segundo o governo, a nova medida é para controlar a evasão fiscal. Mas, economistas do setor privado dizem que a preocupação do Ministério da Economia e do Banco Central com a medida é de controlar a fuga de capitais do país. Este ano, cerca de US$ 20 bilhões saíram do sistema financeiro argentino. E um dos motivos, segundo o economista Lisandro Elisondo, diretor da consultora DNI, é a falta de confiança no peso.

Historicamente os argentinos poupam em dólares porque acham que é a melhor forma de protegerem suas economias”, disse Elisondo, em entrevista à Agência Brasil. “O dólar agora aumentou porque existe uma escassez da moeda norte-americana no mercado, algo que não acontecia nos últimos oito anos”.

Segundo Elisondo, um dos motivos para a escassez de dólares é a inflação, que encareceu os custos de produção, afetando as exportações. Apesar de as exportações argentinas apresentarem aumento de 24% no ano passado, em relação a 2009, “foi a menor taxa de crescimento na região”, disse o economista. Ao mesmo tempo, os gastos públicos aumentaram 35% ao ano e o governo emitiu moeda para financiá-los.

O índice de inflação oficial é de 9% ao ano, mas os mercados percebem que os preços subiram pelo menos o dobro. Por isso, os empresários não investem a longo prazo e os argentinos apostam no dólar e no mercado imobiliário”, segundo Elisondo. O dólar, na Argentina, quase não aumentou nos últimos anos. Por isso mesmo, disse o economista, os argentinos estão achando que o valor da moeda norte-americana subirá.

Na ultima semana, o dólar subiu 2 centavos e hoje (7) o câmbio fechou a 4,24 pesos para a compra e 4,28 pesos para a venda. Outro motivo para o aumento é a expectativa do mercado com a mudança da equipe econômica. O atual ministro da Economia, Amado Boudou, foi eleito vice da presidenta Cristina Kirchner, que em dezembro assumirá o seu segundo mandato. Ela ainda terá que indicar um substituto para Boudou.

 

Edição: Aécio Amado