Líder da oposição pede demissão de primeiro-ministro grego

06/11/2011 - 11h44

Das agências Lusa e BBC

Brasília - O líder da oposição na Grécia, Antonis Samaras, disse hoje (6) que o atual primeiro-ministro, George Papandreou, tem de renunciar ao cargo para que o partido da Nova Democracia participe de uma solução para acabar com o impasse político no país. As declarações foram transmitidas pelo canal de televisão pública Net.

A crise sobre a continuidade do primeiro-ministro ganhou força depois que ele defendeu, na semana passada, a convocação de referendo para decidir sobre um novo acordo de resgate fechado com a União Europeia (UE). A ideia preocupou líderes da UE e fez com que diversos deputados aliados pedissem a renúncia de Papandreou.

Na última sexta (4), o primeiro-ministro ganhou uma moção de confiança do Parlamento grego para continuar no comando do governo, com maioria apertada de 153 votos a favor e 145 contra.  Trabalhando para formar um governo de coalizão, ele disse que fará o possível para que a Grécia tenha um novo governo e não passe a imagem de que não deseja continuar como integrante da Comunidade Europeia.