Bicicletas doadas serão consertadas e entregues a crianças de comunidades carentes do Distrito Federal

06/11/2011 - 15h34

Pedro Peduzzi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Andar de bicicleta faz bem à saúde e ajuda a melhorar a qualidade de vida nas cidades. Além disso, bicicletas são o sonho de Natal da maioria das crianças. O problema é que nem toda família tem condições de presentear suas crianças com esse brinquedo. A fim garantir a alegria de crianças carentes e de expandir os benefícios proporcionados por esse brinquedo, que é também o meio de transporte mais ecológico, começa hoje (6) a décima edição do projeto Doe Bicicletas, promovido pela organização não governamental (ONG) Rodas da Paz.

“Nós recebemos, por doação, bicicletas novas ou velhas; quebradas ou não. Elas serão recolhidas, consertadas e entregues a pessoas de baixa renda, servindo principalmente como presente de Natal para crianças carentes”, explicou o presidente da Rodas da Paz, Uirá Lourenço. “Além disso, temos como mote o de colaborar para tornar a cidade mais humana e agradável, com mais pessoas pedalando e caminhando, e menos carros, violência de trânsito e acidentes”, acrescentou.

O Doe Bicicletas começou em 2001, com um grupo de ciclistas de Brasília, o Coroas do Cerrado. “Eles queriam promover uma ação social que ajudasse a expandir e incentivar o uso de bicicletas na cidade”, lembra Lourenço. Em 2010, mais de 400 bicicletas foram doadas. Boa parte teve como destino crianças que enviaram cartas ao Papai Noel pelos Correios. “Entregamos também para crianças da zona rural”, disse o presidente da ONG.

Segundo ele, as bicicletas são responsáveis por um tipo de socialização bastante positiva. “A relação entre ciclistas é diferente. Enquanto os motoristas se xingam, em meio ao trânsito da cidade, nós nos cumprimentamos. Nosso intuito é, por meio das doações, permitir que as pessoas tenham relações mais próximas com a cidade e que conheçam os benefícios proporcionados pelas bicicletas”, disse.

“Vemos que hoje não apenas o governo do Distrito Federal, mas o de diversos estados disseminam nos discursos a questão das bicicletas como meio de transporte ecológico e socialmente correto. Não se pode mais deixar de falar das bicicletas quando se deseja abordar melhorias da qualidade de vida nas cidades. Até a presidenta Dilma Rousseff já usou desse discurso quando falou da questão da mobilidade urbana no PAC  [Programa de Aceleração do Crescimento]”, disse Lourenço.

Um dos doadores foi o promotor de Justiça do Distrito Federal, Rubin Lemos. A bicicleta, em ótimo estado, não era mais usada pela filha dele, Sofia Lemos. “Essa campanha é interessante porque, além de possibilitar que encaminhemos para crianças carentes as bicicletas que não usamos, promove a ideia de uma sociedade mais ecológica."

“Quem cresceu em Brasília, como eu, fica triste ao ver a situação do trânsito piorar tanto. Para se ter uma ideia, levei pelo menos cinco minutos para conseguir atravessar, em pleno domingo, o Eixinho [via expressa de duas faixas, paralela ao Eixão, que corta o Plano Piloto], para chegar aqui. Só isso já é uma prova de que precisamos diminuir o uso de carros e favorecer o de bicicletas.”

As doações de bicicletas podem ser agendadas por telefone (61-3481 3060) ou pessoalmente, na central de arrecadação montada aos domingos no Eixão do Lazer, na altura da quadra 108 Norte.

O projeto conta com diversas parcerias, como o governo do Distito Federal, os Correios, emissoras de rádio, o Exército Brasileiro, o Corpo de Bombeiros, lojas de bicicletas e a Embaixada da Holanda, que doou 12 bicicletas novas para a campanha deste ano.

Edição: Andréa Quintiere