Dilma diz que decisão da Unesco de incluir Palestina foi bem recebida pelo Brasil

05/11/2011 - 13h52

Marcos Chagas*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A presidenta Dilma Rousseff disse que a decisão da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) de admitir a Palestina como membro efetivo foi muito bem recebida pelo Brasil e provou, mais uma vez, a importância da instituição. A informação é da diretora-geral da Unesco, Irina Bokova, que reuniu-se com Dilma hoje (5) em Paris.

Ela deu de presente à presidenta brasileira a edição em português da história da Unesco, em um total de oito volumes. Em entrevista após a reunião, Irina Bokova disse que a instituição recebeu "forte apoio do Brasil".

Segundo Bokova, Dilma disse que estava feliz por encontrar a primeira mulher a liderar a instituição, a quem prometeu apoio de seu governo, informou a assessoria de imprensa da Unesco. "Você pode contar com o Brasil", disse a presidenta à diretora-geral.

Durante o encontro, elas analisaram propostas que serão apresentadas na Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que será realizada no Brasil em 2012. A Comissão Oceanográfica Intergovernamental da Unesco vai apresentar um projeto para o mar e a sustentabilidade costeira, que inclui dez recomendações para a melhoria da saúde dos oceanos e suas costas.

Segundo a Unescopress, Dilma e Irina Bokova reconheceram que a Rio+20 não vai incidir exclusivamente sobre o ambiente, mas abordará questões mais amplas do desenvolvimento sustentável, onde a Unesco tem papel especial a desempenhar. Dilma Rousseff, de acordo com a agência de notícias da instituição, destacou que a diversidade cultural foi de extrema importância no Brasil.

*Com informações da agência de notícias da Unesco, a Unescopress//Edição: Graça Adjuto