Ministro das Finanças diz que Grécia não fará mais referendo

04/11/2011 - 13h30

Roberta Lopes*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O ministro das Finanças grego, Evangelos Venizelos, disse hoje (4) que a Grécia não vai promover o referendo sobre o plano europeu para a saída da crise. O anúncio foi feito hoje aos líderes da zona euro.

A decisão de fazer um referendo foi feita pelo primeiro-ministro grego, Georges Papandreu, no início deste mês e causou polêmica entre os líderes europeus, principalmente a chanceler alemã, Angela Merkel, e o presidente francês, Nicolas Sarkozy.

Em um comunicado, Venizelos confirmou a decisão do primeiro-ministro. Ele também diz que o governo vai lutar hoje à noite pela aprovação da moção de confiança à gestão de Papandreu “para obter o maior consenso possível”.

"O objetivo é garantir a aplicação do acordo de redução da dívida da Grécia concluído pela zona euro em Bruxelas na semana passada. O acordo garante que a Grécia permaneça na zona do euro, respeita os sacrifícios do povo grego e abre a perspetiva de um regresso da economia à normalidade, explica Venizelos.

O ministro fez os contatos telefônicos com os responsáveis da zona euro para informar a decisão, enquanto aguarda o discurso que deverá ser feito hoje à noite pelo primeiro-ministro grego, antes da votação da moção de confiança, no Parlamento. O resultado da votação poderá definir o futuro de Papandreu no cargo. Um resultado negativo pode enfraquecê-lo politicamente.

*Com informações da Agência Lusa

Edição: Talita Cavalcante