Israel ordena congelamento de repasses após admissão da Palestina na Unesco

03/11/2011 - 13h48

Da Agência Lusa

Brasília - O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ordenou o congelamento da contribuição financeira de Israel para a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco), após a admissão da Palestina pela agência, afirmou hoje (3) um porta-voz do governante.

Israel contribui com 2 milhões de dólares para o orçamento anual da Unesco. A Autoridade Nacional Palestina (ANP) foi admitida na segunda-feira (31) como membro de pleno direito da Unesco com 107 votos a favor, 52 abstenções e 14 votos contra dos estados membros presentes na votação em Paris.

O primeiro-ministro decidiu que o orçamento deve ser distribuído para iniciativas de cooperação com os mesmos objetivos [culturais e científicos] na região”, informou um comunicado do gabinete de Netanyahu.

Numa referência à decisão da Unesco, o gabinete do chefe do governo israelita afirmou ainda que “tais iniciativas não fazem avançar a paz, muito pelo contrário, a atrasam. A única via de atingir a paz é por meio de negociações diretas sem condições prévias”.

No mesmo dia da admissão da Autoridade Nacional Palestina, os Estados Unidos, que votaram contra, anunciaram a suspensão total da sua contribuição financeira para a organização internacional. A suspensão teve um efeito imediato. Isso fez com que os Estados Unidos deixassem de canalizar para a organização, com sede em Paris, US$ 60 milhões que deveriam ser encaminhados durante este mês – a principal parte dos US$ 80 milhões que destinavam anualmente à Unesco.