Após permitir venda de carros, Cuba libera comercialização de propriedades

03/11/2011 - 12h55

Yara Aquino*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O governo cubano anunciou hoje (3) que permitirá, pela primeira vez desde a revolução de 1959, a compra e venda de propriedades. O jornal oficial Granma informa que a nova lei passa a valer a partir de 10 de novembro, quando os cubanos vão poder comercializar suas casas. Até então, as propriedades poderiam apenas ser trocadas, sem envolvimento de dinheiro.

A norma é parte de uma série de medidas para dar novo impulso à economia cubana e reduzir o déficit de moradias. Desde o dia 1º de outubro, ficou também liberada a compra e venda de automóveis novos e seminovos. Pela legislação que estava em vigência, os cubanos só podiam transferir a propriedade de carros fabricados até 1959 – ano da Revolução Cubana.

As novas normas determinam que a venda de carros novos só será permitida com o uso de dólares ou em pesos convertíveis, os chamados Cus. A medida é considerada impeditiva para a maioria da população, pois os cubanos recebem salários em moedas locais que não podem ser convertidas. A exceção são os que trabalham para empresas estrangeiras em Cuba.

* Com informações da BBC Brasil

Edição: Talita Cavalcante