Itália examina ainda hoje pacote de austeridade que será apresentado na cúpula do G20

02/11/2011 - 16h38

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Itália quer que a comunidade internacional saiba dos esforços que serão adotados para combater os impactos da crise econômica internacional. O primeiro-ministro italiano, Silvio Berlusconi, convocou para hoje (2) à noite uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros para fechar o pacote de austeridade que será implementado no país.

O ministro dos Transportes e Infraestruturas da Itália, Altero Matteoli, disse que, entre as propostas, algumas serão definidas como “medidas mais urgentes”. Berlusconi quer apresentar essas medidas amanhã (3), na Cúpula do G20 (que engloba as 20 maiores economias mundiais), em Cannes, na França, com o pacote concluído.

A partir do pacote de austeridade, o governo italiano espera estimular o crescimento econômico no país e reduzir a dívida, que está acima de 1,9 bilhão de euros, superando 120% do Produto Interno Bruto (PIB).

No pacote de medidas do governo, devem ser incluídas propostas de venda de ativos públicos, reforma do mercado de trabalho e um plano de simplificação da administração pública. Paralelamente, Berlusconi enfrenta o pior momento político de sua gestão sofrendo resistências no Parlamento e na sociedade.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa

Edição: Lana Cristina