Véspera do Dia de Finados tem grande movimento nos cemitérios públicos do Rio

01/11/2011 - 15h35

Da Agência Brasil

Rio de Janeiro - Os 13 cemitérios públicos do Rio de Janeiro tiveram hoje (1º) grande movimento. Muitas pessoas preferem prestar homenagens ao parentes e amigos mortos na véspera do Dia de Finados , amanhã (2), para evitar as enormes aglomerações e congestionamentos no trânsito.

A expectativa é que mais de 1 milhão de pessoas visitem os cemitérios do Rio amanhã. O maior público é esperado no Cemitério São Francisco Xavier, no Caju, na zona portuária do Rio, um dos maiores da América Latina.

Neste ano, a administração do cemitério vai inovar, com a instalação de um setor de achados e perdidos, inclusive para localizar crianças que venham a se perder dos pais ou responsáveis. Um alto-falante será usado para ajudar os pais a encontrar os filhos, caso eles se percam.

Segundo o administração do cemitério, Washington Jorge da Silva, desde o último sábado (30), aproximadamente 100 mil pessoas já foram ao local para visitar os túmulos de parentes e amigos mortos.

Silva pediu à população não vá de carro ao cemitério. O acesso, informou, só estará liberado para os veículos que conduzem portadores de deficiência e idosos, e viaturas em serviço da Guarda Municipal, do Corpo de Bombeiros e da polícia.

Na entrada do cemitério, ambulantes oferecem flores a preços variados. A dúzia da rosa, por exemplo, varia de R$ 20 a R$ 40. Célia Pereira de Pontes, 35 anos, vendedora de flores há 22 anos no Caju, diz que o movimento vem caindo ano a ano.

Amanhã, os padres da Arquidiocese do Rio de Janeiro rezarão missas de hora em hora em todos os cemitérios da cidade.

Edição: João Carlos Rodrigues