Novo primeiro-ministro da Líbia promete consolidar democracia

01/11/2011 - 6h43

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – Eleito ontem (31) primeiro-ministro do governo provisório da Líbia, o acadêmico e empresário Abdel Rahim Al Kib prometeu empenhar-se para consolidar o processo democrático no país, com condições para promover eleições gerais em oito meses. Ele assegurou que a Líbia será um país que “respeitará os direitos humanos”.

Al Kib homenageou os combatentes que morreram nos embates com as forças leais a Muammar Khadafi, ex-presidente líbio. “Vamos nos empenhar em construir uma nação que respeite os direitos humanos e não aceite a violação desses direitos. Mas necessitamos de tempo”, disse.

O primeiro-ministro foi o vitorioso entre cinco candidatos que disputaram a eleição, obtendo 26 votos de um total de 51. Graduado em engenharia pela Universidade de Trípoli e com pós-graduação nos Estados Unidos, ele é professor universitário desde1985 na Universidade do Alabama.

Al Kib lecionou ainda nas universidades de Trípoli, da Carolina do Norte (nos Estados Unidos) e em Charjah (faculdade norte-americana nos Emirados Árabes Unidos) - onde foi diretor entre 1999 e 2001 do Departamento de Eletricidade, Eletrônica e Engenharia Informática. Mas seu último cargo foi o de pesquisador no Petroleum Institute - nos Emirados Árabes Unidos.

Autor de diversas publicações científicas, Al Kib trabalhou como consultor em diversas empresas multinacionais, entre elas a Alabama Power Company. Em 2005, fundou na Líbia a sua própria companhia, a Sociedade Internacional para a Energia e Tecnologia.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto