Novo presidente da Anatel assumirá na semana que vem

01/11/2011 - 14h48

Sabrina Craide
Repórter da Agência Brasil

Brasília - O conselheiro João Rezende será o novo presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). A nomeação foi publicada hoje (1º) no Diário Oficial da União. O mandato de Rezende na presidência da Anatel começa no dia 5 de novembro e vai até 2013. O conselheiro não quis falar com jornalistas sobre a futura gestão, em respeito ao mandato do atual presidente, Ronaldo Sardenberg, que vai até sexta-feira.

"Minha nomeação é só a partir do dia 5, o embaixador [Sardenberg] está no cargo até o dia 4, eu não gostaria de fazer nenhuma avaliação sobre isso agora", foi a resposta de Rezende aos pedidos de entrevista.

O futuro presidente da Anatel é membro do Conselho Diretor da agência desde 2009. É formado em economia pela Universidade Estadual de Londrina e mestre em economia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Foi chefe de gabinete do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, vice-presidente da Associação Brasileira de Concessionárias de Serviço Telefônico Fixo Comutado (Abrafix) e presidente da concessionária Sercomtel e da Companhia de Desenvolvimento de Londrina (PR). Atuou ainda como consultor e professor de pós-graduação.

Sardenberg preside a Anatel desde julho de 2007 e, no fim do ano passado, teve o mandato prorrogado por mais um ano. Na semana passada, a Comissão de Infraestrutura do Senado aprovou as indicações de Marcelo Bechara e Rodrigo Zerbone para completar o quadro do Conselho Diretor da agência.

Edição: Vinicius Doria