Lula passa bem, reclama de fome e deve deixar hospital esta tarde

01/11/2011 - 15h02

Bruno Bocchini
Repórter da Agência Brasil

São Paulo – O médico Roberto Kalil, do Hospital Sírio-Libanês, disse que exames feitos hoje (1º) mostram que não houve metástase do câncer de laringe que acomete o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. “[O resultado foi] normal. Nenhuma novidade”, assegurou o médico.

De acordo com Kalil, Lula passa bem e não sentiu nenhum efeito colateral da primeira sessão de quimioterapia, a que foi submetido ontem. O ex-presidente, segundo o médico, apenas reclamou de fome. Lula teve de atrasar o almoço para se submeter a um exame minucioso chamado PET (sigla em inglês para Tomografia por Emissão de Positrons, em tradução livre) Scan, capaz de avaliar qualquer anormalidade no corpo do paciente. Lula deverá deixar o hospital no meio da tarde de hoje.

O ex-presidente foi diagnosticado no último sábado (29) com um tumor de aproximadamente 3 centímetros na laringe. Segundo os médicos, a doença está em uma fase de desenvolvimento que os médicos chamam de T2 e ainda não atingiu as cordas vocais do paciente. O resultado da biópsia feita no sábado indicou que a agressividade do tumor é considerada média e o estágio de desenvolvimento é relativamente inicial. Lula deve passar por três sessões de quimioterapia até o fim do ano e por um tratamento de radioterapia no início de 2012.

Edição: Vinicius Doria