Unesco vota pedido de reconhecimento do Estado autônomo e independente da Palestina

31/10/2011 - 7h11

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) deve votar hoje (31), em Paris, na França, o pedido de que o Estado da Palestina seja reconhecido como membro independente do órgão. O pedido é parte de uma campanha diplomática mais ampla pelo reconhecimento da Palestina pela Organização das Nações Unidas (ONU).

No mês passado, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, obteve a principal sinalização da comunidade internacional em favor do reconhecimento do Estado autônomo e independente da Palestina. Durante a 66ª sessão da Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York, vários líderes mundiais, inclusive a presidenta Dilma Rousseff, defenderam o direito de os palestinos terem seu país.

Porém, os governos dos Estados Unidos e de Israel são contrários à aprovação do pedido. Ambos defendem que vários pontos devem ser mais discutidos e que é precipitada a aprovação da medida.A aprovação do pedido dos palestinos pela Unesco favorecerá a campanha em favor do reconhecimento do Estado independente e autônomo.

Caso a Unesco aprove o pedido da ANP, o governo dos Estados Unidos poderá suspender cerca de US$ 70 milhões em financiamento para o órgão - o equivalente a mais de um quinto de seu orçamento. As autoridades norte-americanas também prometeram exercer seu poder de veto no Conselho de Segurança da ONU quando o órgão for analisar o pedido palestino de reconhecimento pleno.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto