Sumaré decreta estado de emergência por causa do temporal de sábado

31/10/2011 - 16h25

Elaine Patricia Cruz
Repórter da Agência Brasil

São Paulo - A prefeitura de Sumaré, a 115 quilômetros da capital paulista, decretou hoje (31) estado de emergência por causa da forte tempestade seguida de ciclone extratropical que atingiram o município na noite de sábado (29). Segundo a prefeitura, ventos de até 134 quilômetros por hora atingiram a cidade.

A Defesa Civil de Sumaré informou que mais de 300 casas e lojas ficaram danificadas e mais de 100 árvores foram arrancadas. As secretarias municipais ainda estão fazendo um balanço dos estragos nos prédios públicos. O pronto-socorro municipal foi um dos locais mais atingidos. Como parte da cobertura foi arrancada pela força do vento, a unidade foi interditada e os atendimentos de urgência e emergência foram transferidos para hospitais e pronto-socorros de cidades vizinhas. As 23 pessoas que estavam internadas na unidade de Sumaré foram transferidas para o Hospital Estadual Dr. Leandro Franceschini.

Por causa dos estragos, a Secretaria de Educação suspendeu as aulas em escolas de ensino infantil, que foram destelhadas. A previsão é que as aulas nessas escolas sejam retomadas na sexta-feira (4). As chuvas também provocaram falta de energia na cidade, que só foi restabelecida na noite de ontem (30). O blecaute atingiu o Departamento de Água e Esgoto de Sumaré, afetando o abastecimento de água na cidade, que só deve ser normalizado amanhã (1º).

Equipes de limpeza pública, dos Bombeiros e da Defesa Civil estão trabalham, segundo a prefeitura, para desobstruir ruas e avenidas e atender aos moradores que tiveram casas atingidas pela tespestade.

Edição: Vinicius Doria