Lula fez primeiros exames ontem e deve iniciar quimioterapia na próxima semana

29/10/2011 - 15h53

São Paulo – O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva queixou-se ao médico Roberto Kalil de uma rouquidão excessiva, além da que caracteriza sua voz, na festa de quinta-feira (27) em que recebeu amigos para comemorar seus 66 anos. Lula disse a Kalil que a rouquidão vinha aumentando há duas semanas. Na ocasião, o médico aconselhou o ex-presidente a fazer exames para identificar a causa do problema.

As informações foram dadas por José Crispiniano, assessor do Instituto Lula, antes conhecido como Instituto Cidadania, que tem como principal eixo de atuação a cooperação do Brasil com a África e a América Latina.

De acordo com Crispiniano, Lula fez os primeiros exames ontem (28), no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, e voltou para casa. Hoje (29), ao retornar ao hospital para complementar o procedimento, recebeu o diagnóstico de câncer na laringe.

Crispiniano disse que ainda não esteve com Lula e que recebeu essas notícias do próprio hospital e de pessoas que acompanham o ex-presidente. Segundo Crispiniano, o ex-presidente, que está acompanhado da mulher, Marisa Leticia, está acordado, recuperando-se dos exames feitos nesta manhã e deve sair ainda hoje do hospital.

José Crispiniano disse ainda ter sido informado de que Lula iniciará segunda-feira (31) o tratamento quiomioterápico recomendado para o combate ao câncer.

Há pouco, o médico Raul Cutait, da equipe do Sírio-Libanês, informou que o ex-presidente reagiu bem aos procedimentos a que foi submetido e que está conversando e se alimentando normalmente

Edição: Nádia Franco//Matéria ampliada às 16h48