ONU quer que G20 discuta alternativas para combater pobreza e proteger mulheres e jovens

27/10/2011 - 10h02

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A uma semana da Cúpula do G20 (que reúne as 20 maiores economias do mundo), em Cannes, na França, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, enviou uma carta aos chefes de Governo e de Estado apelando para que o combate à pobreza e a proteção a mulheres e jovens sejam discutidos. Ele admitiu que a questão da crise econômica internacional dominará os debates, mas pediu que as conversas sejam ampliadas.

O secretário-geral lembrou que a crescente insegurança econômica mundial e o aumento da desigualdade social atingiram ponto crítico. Ban Ki-moon ressaltou ainda ser fundamental estimular o desenvolvimento de economias sustentáveis para enfrentar os efeitos das mudanças climáticas, por exemplo.

A presidenta Dilma Rousseff confirmou presença nas reuniões do G20, nos próximos dias 3 e 4, em Cannes. Para ela, é essencial que os países se unam em favor de ações comuns para combater os efeitos da crise econômica mundial. Segundo a presidenta, o combate à fome e à pobreza devem fazer parte dos debates na França.

Ontem (26), a ministra das Relações Exteriores da Colômbia, María Angela Holguín, defendeu que todos os países latino-americanos se unam na tentativa de reagir coletivamente aos impactos causados pela crise econômica internacional.

Para Holguín, a melhor alternativa é ampliar os acordos bilaterais e multilaterais. A chanceler veio ao Brasil para intensificar parcerias nas áreas de tecnologia, educação e de combate à violência e à exploração sexual.

Edição: Talita Cavalcante