Conselho de Enfermagem entra com ação civil pública contra gestão de hospital federal no Rio

26/10/2011 - 18h29

Da Agência Brasil

Brasília – O Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro (Coren-RJ) entrou com ação civil pública no Ministério Público Federal (MPF) para verificar se há irregularidades no Hospital Federal Cardoso Fontes, que funciona em Jacarepaguá, na zona oeste da capital fluminense. A medida foi tomada após a paralisação de profissionais de saúde, ocorrida na última segunda-feira (24), em protesto contra a falta de enfermeiros, pediatras, anestesistas e técnicos de enfermagem na unidade.

Segundo o presidente do Coren-RJ, Pedro de Jesus da Silva, o pedido foi aceito pelo Ministério Público e, em breve, serão impostas as determinações. Para Silva, é “humanamente impossível” que o quantitativo atual de enfermeiros e auxiliares de enfermagem possa atender à demanda de pacientes por leitos.

“Tem que ter um quantitativo adequado de enfermeiros e técnicos para que seja dada assistência adequada à população, porque ela já paga por isso em seus impostos. No caso do Cardoso Fontes, há uma falta de 244 enfermeiros e 322 técnicos de enfermagem. É uma coisa muito gritante”, disse o presidente co conselho.

Silva ressaltou ainda que a carência de profissionais de saúde na unidade é decorrente de problemas na gestão do Ministério da Saúde. “A culpa é do gestor, porque ele tem que prover a quantidade de profissionais adequada”.

O Hospital Cardoso Fontes é referência em tratamento de câncer e doenças neurológicas, além de urologia e ginecologia. Na última semana, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, informou que, dentro de duas semanas, 17 médicos anestesistas que passaram em concurso público iniciariam suas atividades. Ele disse ainda que já negocia com o Ministério do Planejamento novas contratações.

Edição: Lana Cristina