União Europeia pede ao governo provisório da Líbia que respeite os direitos humanos

24/10/2011 - 12h44

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil


Brasília – A União Europeia (UE) apelou hoje (24) ao Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia para que respeite os direitos humanos e os princípios democráticos. O pedido foi feito depois que as autoridades do governo provisório informaram que adotarão a sharia – que se refere ao código de conduta do islamismo.

"Esperamos que a nova Líbia seja fundada no respeito aos direitos humanos e aos princípios democráticos", disse Maja Kocijancic, porta-voz da chefe da Diplomacia da União Europeia, Catherine Ashton.

Depois da cerimônia denominada Libertação da Líbia, o presidente do CNT, Mustafa Abdul Jalil, disse ontem (23) que a legislação será baseada na sharia e deu como exemplo a lei sobre o divórcio e o casamento. Durante o regime do então presidente líbio Muammar Khadafi, que foi capturado e morto na semana passada, a lei proibia a poligamia e permitia o divórcio.

Kocijancic não mencionou a polêmica exposição, em Misrata, dos corpos de Khadafi, e do filho do ex-presidente. Os corpos estão expostos em um frigorífico. Pela tradição islâmica, o enterro deveria ocorrer em até 24 horas após a morte.

A família de Khadafi, organizações não governamentais e a Organização das Nações Unidas (ONU), apoiados pelos Estados Unidos, pediram uma investigação sobre as circunstâncias das mortes. Mas as autoridades líbias informaram hoje que não aceitam uma investigação internacional sobre o assunto.


*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, a Lusa // Edição: Juliana Andrade