ONG encontra 53 corpos de simpatizantes de Khadafi com sinais de execução

24/10/2011 - 7h50

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - A organização não governamental (ONG) de direitos humanos Human Rights Watch informou hoje (24) que na Líbia 53 pessoas foram executadas em um hotel em Sirte, na semana passada, quando Muammar Khadafi, ex-presidente líbio, foi capturado e morto. Para a entidade, as pessoas eram simpatizantes do antigo regime.

"Nós encontramos 53 corpos em decomposição, aparentemente de apoiadores de Khadafi, em um hotel abandonado em Sirte, e alguns estavam com as mãos atadas nas costas quando foram executados", disse o diretor de Emergências da ONG, Peter Bouckaert.

A Human Rights Watch pediu ao Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia que conduza uma investigação "imediata e transparente" do incidente. Os corpos foram localizados ontem (23) no Hotel Mahaari, no distrito 2 de Sirte, cidade que foi alvo de uma ofensiva na semana passada. A conquista de Sirte pela oposição ao antigo regime levou à captura e morte de Khadafi.

Há suspeitas também sobre as circunstâncias da morte de Khadafi. Mas, hoje, o ministro da Informação do Conselho Nacional de Transição (CNT) da Líbia, Mohamed Shaman, anunciou que  o governno provisório do país “rejeita qualquer”  investigação internacional sobre o assunto. Segundo ele, a iniciativa é uma “provocação”.

*Com informações da BBC Brasil//Edição: Graça Adjuto