Ministro vai à Comissão da Lei Geral da Copa falar sobre a regulamentação do papel da Fifa na organização do evento

24/10/2011 - 17h11

Jorge Wamburg
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O ministro do Esporte, Orlando Silva, volta amanhã (25) à Câmara dos Deputados, desta vez para falar à comissão especial que analisa o projeto da Lei Geral da Copa do Mundo de 2014 sobre as questões que envolvem a proposta do governo para regulamentar o papel da Federação Internacional de Futebol (Fifa) na organização da competição, bem como na Copa das Confederações em 2013.

A audiência com o ministro do Esporte está marcada para as 14h30 e será a primeira de uma série que a comissão programou para debater o projeto com autoridades, representantes da Fifa e da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), entidades de defesa do consumidor e outras que representam interesses envolvidos no projeto.

Na semana passada, o ministro do Esporte compareceu duas vezes ao Congresso Nacional, mas para rebater as denúncias de corrupção na sua pasta, divulgadas inicialmente pela revista Veja e, posteriormente, pelo jornal O Estado de S. Paulo. Primeiro, ele esteve na Câmara, em reunião conjunta da Comissão de Fiscalização e Controle com a de Turismo e Desporto. Depois, Orlando Silva foi ao Senado, onde falou também em uma reunião conjunta de duas comissões: a de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e a de Educação, Cultura e Esporte.

A Comissão Especial da Lei Geral da Copa havia programado para amanhã uma audiência pública com entidades que representam os consumidores, no caso o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) e a Associação Proteste. Agora, essas audiências serão realizadas em nova data, a ser confirmada, provavelmente no dia 8 de novembro. Também estão previstas audiências públicas em cidades-sedes da Copa do Mundo, a primeira delas em São Paulo.

Edição: Lana Cristina