Em Curitiba, alunos avaliam que provas do Enem foram fáceis, mas cansativas

22/10/2011 - 17h23

Lúcia Nórcio
Repórter da Agência Brasil

 

Curitiba – Grande parte dos 13,6 mil estudantes que realizaram hoje (22) as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) no campus da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) já estava deixando o local por volta das 15 horas. A maioria avaliou a prova deste ano como “fácil, porém cansativa”.

Crisley Amaflor Lima, 18 anos, disse que chegou com a cabeça leve e bem tranquila e que estava saindo exausta após responder questões muito longas, que, segundo ela, “não eram complicadas, apenas cansativas”. De acordo com Crisley, havia muitas carteiras vazias na sala em que realizou o exame.

Segundo Daniel Ulris, 19 anos, na sala em que fez prova, a abstenção chegou a 50%. Ele considerou a prova fácil para quem tem bons conhecimentos gerais e o hábito da leitura. “Foi fácil responder questões referentes ao período da ditadura e sobre a importância dos movimentos estudantis. Caiu muita coisa relativa à União Nacional dos Estudantes (UNE). Para ele, mais importante do que o sistema que cada universidade adota para utilização do Enem, é a melhoria da qualidade do ensino no Brasil. “Tenho certeza de que as provas serão mais fáceis para quem estudou em escolas particulares como foi o meu caso.”

Elaine Cristina, 30 anos, conta que parou de estudar há dez anos e viu agora, no Enem, uma oportunidade de recuperar o tempo perdido. “Quero fazer pedagogia no ano que vem”, conta Elaine, para quem a prova de hoje foi bastante fácil. “As questões exigiam apenas muita atenção e um pouco de conhecimento do assunto.”

Mas também tinha aluno fazendo prova apenas para agradar os pais, como é o caso de Erick Ulliam, 17 anos. “Estou no terceirão, meu objetivo é entrar para o Corpo de Bombeiros. Estou aqui porque minha família insistiu que era bom fazer uma avaliação de como estão meus conhecimentos. Acho que fui razoavelmente bem”, considerou o estudante.

 

Edição: Lílian Beraldo