Hospital Federal Cardoso Fontes receberá novos médicos, garante ministro da Saúde

21/10/2011 - 19h39

Vladimir Platonow
Repórter da Agência Brasil

Rio de Janeiro – O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, disse hoje (21) que novos médicos anestesistas começam a trabalhar nos próximos dias no Hospital Federal Cardoso Fontes, em Jacarepaguá, zona oeste da cidade. A unidade foi inspecionada pela Comissão de Saúde da Câmara Municipal do Rio, pela Defensoria Pública da União e pelo Sindicato dos Médicos do Rio de Janeiro, que constataram setores não utilizados por falta de médicos.

“O Ministério da Saúde já buscou a contratação de 17 anestesiologistas, que é hoje a principal falta no Hospital Cardoso Fontes. Foram convocados os candidatos que haviam participado de um concurso e existe agora um tempo de apresentação desses profissionais”, disse Padilha, que estima em até duas semanas o começo de trabalho dos novos profissionais.

O ministro disse que negocia com o Ministério do Planejamento novas contratações. “Vamos continuar avançando, junto com o Planejamento, para acharmos a melhor forma de contratarmos mais profissionais para o hospital. Têm espaços lá que não estão em operação e nós vamos fazer funcionar. Não queremos soluções temporárias, queremos soluções definitivas para o Cardoso Fontes e também a ampliação de profissionais para hospitais federais do Rio”.

O ministro falou à imprensa durante a inauguração das novas instalações do setor de clínicas cirúrgicas do Hospital Federal da Lagoa, na zona sul da cidade. O espaço reformado abriga 23 enfermarias e 46 leitos pré e pós-cirúrgicos, além de setores de endoscopia digestiva e broncoscopia. O governo federal investiu R$ 1,7 milhão na reforma. Projetado por Oscar Niemeyer, com jardins de Burle Marx, o Hospital da Lagoa tem 253 leitos e completará 50 anos de funcionamento em 2012.
 

Edição: Rivadavia Severo