Governo do Japão aprova terceiro orçamento extra para reconstrução do país

21/10/2011 - 7h22

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília - Na tentativa de reconstruir o Japão, parcialmente devastado pelo terremoto seguido por tsunami em março, o governo japonês aprovou hoje (21) um orçamento extraordinário no valor de 12,1 bilhões de ienes (cerca de 114 bilhões de euros). Mas a proposta ainda tem de ser submetida e aprovada pelo Parlamento.

No próximo dia 27, o Parlamento do Japão discutirá o assunto, mas a votação ocorrerá apenas na primeira quinzena de novembro. A nova proposta se une a mais duas, aprovadas de forma extraordinária desde março. Na ocasião, o governo japonês destinou 6 bilhões de ienes (56,7 bilhões de euros) para a recuperação das zonas devastadas.

Em 11 de março deste ano, na região de Fukushima, no Nordeste do país, o terremoto seguido por tsunami gerou vazamentos e explosões na Usina de Fukushima Daiichi. Os acidentes levaram ao esvaziamento de cidades inteiras, que ainda permanecem assim. A produção e venda de vegetais, legumes, frutas e carne da região foram proibidos.

Paralelamente, as autoridades japonesas tentam administrar os prejuízos causados pelos impactos do terremoto e dos acidentes nucleares. Pelo menos 40 cidades terão de ter ajuda extra para o processo de reconstrução.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa//Edição: Graça Adjuto