Morales se reúne com indígenas que lideram protesto contra o governo

20/10/2011 - 8h24

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O presidente da Bolívia, Evo Morales, marcou para hoje (20) conversa com os líderes indígenas que comandam um protesto no país. O ministro da Comunicação Social da Bolívia, Ivan Canelas, informou que há um “claro desejo” do presidente de dialogar e buscar uma solução pacífica para atender às demandas. Há mais de dois meses, os manifestantes fazem uma marcha até La Paz, onde chegaram ontem (19).

Os indígenas protestam contra a construção da estrada Villa Tunari 2-San Ignacio de Moxos, que corta uma das maiores reservas do país. A pé, eles saíram de várias regiões da Bolívia em direção a La Paz.

Canelas lamentou ontem que apesar da abertura para o diálogo, os manifestantes começaram uma vigília na Plaza Murillo – na região central de La Paz. Ainda hoje, Morales vai se reunir com 20 líderes do movimento. Segundo o ministro, esta será a 11ª vez que o presidente se reúne com indígenas nos últimos três meses.

Há cerca de 20 dias, um protesto semelhante, pela mesma razão, causou turbulências na política interna da Bolívia. Policiais usaram bombas de gás lacrimogêneo e força para conter os manifestantes. Houve denúncias de violência e vítimas. Ministros pediram demissão dos cargos por divergirem das ordens oficiais em relação ao tratamento dos manifestantes.

*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI//Edição: Graça Adjuto