Depois de 40 anos, ETA anuncia fim de ações armadas

20/10/2011 - 17h47

Renata Giraldi*
Repórter da Agência Brasil

Brasília – O grupo separatista basco ETA anunciou hoje (20) o fim de sua campanha armada. Em um comunicado, o grupo informou que “é o início de uma nova era política” na comunidade autônoma País Basco e pediu que os governos da Espanha e da França respondam à iniciativa com um “processo de diálogo direto”.

"Enfrentamos uma oportunidade história para obter uma solução justa e democrática para esse antigo conflito político", diz o texto. Por 40 anos, o grupo armado promove ações que já provocaram mais de 800 mortes. Por enquanto, o governo da Espanha não se manifestou sobre o comunicado do ETA.

O deputado da Esquerda Unida (IU) espanhola Gaspar Llamazares disse que a iniciativa é uma "excelente notícia", representando um "êxito" para toda a sociedade espanhola. Ele disse também que a decisão é resultado das ações da Justiça e das forças policiais e políticas.

O ETA é uma organização considerada terrorista pelo governo da Espanha. O grupo defende a separação do País Basco, com idioma e cultura próprios.

*Com informações da BBC Brasil e da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.

Edição: João Carlos Rodrigues