Oposição quer convocar policial que denunciou ministro do Esporte

18/10/2011 - 17h31

Danilo Macedo e Luana Lourenço
Repórteres da Agência Brasil

Brasília - Líderes da oposição apresentaram hoje (18) requerimento para convocar o policial militar João Dias Ferreira, autor de denúncias de suposto esquema de corrupção no ministério dos Esportes, envolvendo o titular da pasta, Orlando Silva. Os parlamentares querem que Ferreira vá a Câmara dos Deputados esclarecer as denúncias contra o ministro.

Silva está sendo ouvido em audiência conjunta das comissões de Fiscalização Financeira e Controle e de Turismo e Desporto da Câmara. A oposição tentou esvaziar a audiência com o ministro para tentar o ouvir o denunciante ainda hoje.

O líder do DEM, deputado Antonio Carlos Magalhães Neto (DEM-BA), disse que os líderes da oposição ouviram Ferreira mais cedo e que o autor das denúncias feitas à revista Veja, acrescentou detalhes sobre o suposto esquema de desvio de recursos do Programa Segundo Tempo.

“Foi um depoimento absolutamente estarrecedor, com detalhes que não estão na revista, com provas materiais inegáveis contra o ministro e o ministério”, disse. Para o líder do DEM, a ida do ministro à Câmara antes do depoimento do denunciante é “apenas para garantir palanque e plateia”.

De acordo com o líder do PSDB, Duarte Nogueira, Ferreira já concordou em prestar depoimento na Câmara, assim que o requerimento for aprovado.

O pedido de requerimento da oposição só deverá ser avaliado amanhã (19), durante reunião deliberativa das comissões.

No início da audiência, Orlando Silva defendeu a gestão do Programa Segundo Tempo, negou veemente as denúncias e desqualificou o autor das acusações. “Quem fez a acusação? Trata-se de um desqualificado, um criminoso, uma pessoa que foi presa, uma fonte bandida”.
 

Edição: Rivadavia Severo